terça-feira, 30 de outubro de 2012

APOCALIPSE ZUMBI



“Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem”.
Cracolândia Parque União - RJ

Li este poema de Manoel Bandeira, intitulado “O Bicho”, na 4ª série (o Novo 5º Ano), na época, sentia esta realidade esporádica e praticamente um caso isolado, imagino que quando Manoel Bandeira escreveu, ele falava de desigualdade social, e da desumanização que alguns grupos da sociedade sofriam. Tenho certeza de que se Bandeira escrevesse hoje, a sua dor seria maior, o seu lamento seria maior, e o cenário seria o mesmo, um bicho, hoje, um ‘zumbi’.

Ontem eu entrei no ônibus e 3 pessoas conversavam a minha volta, uma conversa ‘mole’, a princípio, mas com o passar do tempo entraram em alguns assuntos relevantes.

Algo me chamou atenção: No final, só vão sobrar as baratas e os ‘crackudos’! 

Nas suas palavras havia um tom de ironia, talvez para ressaltar o crescente número de usuários de crack no Rio de Janeiro, ou por considerar que trata-se de uma nova espécie, que não é humana, e nem animal, que é ‘zumbi’.

Há uma cauterização da nossa mente, enquanto sociedade, desde a época de Manoel Bandeira, para que não enxerguemos o que nossos olhos veem, o mal está aqui. Acredito que não haja uma pessoa sequer, que viva no Rio de Janeiro, e nunca tenha visualizado pelo menos um usuário de crack vagando pelas ruas. Todos tem sua parcela de responsabilidade, o Governo, o Estado, o Legislativo, e nós, porém, em uma ação orquestrada pelo conformismo e pela falta de crença na humanidade, abandonamos nosso dever e fingimos que o problema não existe. É claro, que esta situação não é tão simples de lidar, porém, não são as barreiras e empecilhos que nos justificam.
A igreja, enquanto instituição, busca, pelo menos na teoria, a elevação da condição de seus membros e familiares, e em ultima instância de toda a sociedade. Para uma ou outra igreja, o grau de prioridade vai variar, mas em geral todas elas vão ter este pano de fundo. Agora, analisando esta mesma igreja em um cenário transcendente, a sua função deixa de ser uma mera atribuição, e passa a ser a razão da existência da igreja. Quando uma instituição não faz o que se propôs, ela apenas se frustra ou se consterna, agora quando a Igreja do Senhor Jesus, não faz o que ele manda, ela se desvia e se torna uma meretriz.
Crianças usando Crack
Você pode até achar que eu estou forçando a barra, mas a própria Bíblia traz todos estes conceitos, e nós como Igreja de Cristo, precisamos nos conscientizar. Cada dia mais está aumentando o número de usuários de crack, e se é tão feio de se ver, porque ainda tem tantas pessoas entrando nessa? Cabe a mim, a você e aos cristão de todos os lugares, lutar para levar INFORMAÇÃO aos jovens, adolescentes e crianças sobre o risco que esta e outras drogas oferecem. Não adianta falar só com que está ‘no mundo’, tem que começar em nossa casa. Já vi crianças de 8 e 9 anos, caídas na rua, de manhã bem cedo, elas haviam passado a noite toda se drogando, e vencidas pelo sono, se deitaram na marquise e ficaram até o amanhecer. E ainda há pessoas que acham que as crianças estão livres de suas escolhas. 
A orientação é a única forma de se evitar o crescimento deste mal.

Agora, o que fazer com os que já estão no fundo do poço?
Não dá pra atender as necessidades de todos os usuários sozinho, precisa-se de um grupo, precisa-se de união, podemos melhorar a condição deste podres homens, que caíram; mas sem esperar que eles mudem, ou que façam algo diferente do que suas condições lhes impõe. Nos grandes filmes e seriados sobre o assunto, os zumbis não raciocinam, não avaliam consequências, não medem esforços, eles só querem uma coisa, “cérebro”, é a natureza deles. Se hoje, você decidir trabalhar para o Reino, ajudando estas pessoas, faça sem achar que a gratidão delas irá comover a mudança. SOMENTE o Espírito Santo pode mudar estas pobres almas. Ore com fervor para que Deus mude seus corações, trabalhe com consciência de que nosso trabalho não é vão no Senhor, faça o bem, sem olhar a quem, e sem esperar NADA em troca.
Disse Jesus “Assim conhecerão que sois meus discípulos, quando vos amardes uns aos outros” Jo 13. 35

Nenhum comentário:

Postar um comentário