quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Apesar dos Pesares



     Existe uma linha tênue que separa o certo do errado, é claro que há contradições gritantes, porém a grande maioria dos atos, acabam passando desapercebidos. Eu tenho tido um olhar critico a respeito de mim mesmo, desde o momento que realmente percebi que sou pecador, talvez você possa se espantar com termo, “percebi que sou pecador”, mas é exatamente isso que eu disse.
     A maioria de nós vive uma ideologia cristã totalmente desvinculada de uma prática de vida, é como se as nossas palavras não tivessem nada a ver com nosso comportamento, no nosso mais intimo interior, sabemos o que é certo ou errado, porém nosso no “raso interior”, [1] formulamos justificativa, internas e externas, para garantir a nossa absolvição diante do tribunal da consciência. O pior é que por muitas vezes essa consciência tranqüila vai levar-nos a um problema muito mais grave, a morte para as coisas espirituais. [2] Um dos meus ilustres professores na FATAP, [3] disse algo que jamais esquecerei: “Nem tudo que dá certo, é certo!” Sem dúvida alguma, trata-se de um princípio que deve ser levado em conta em tudo na vida. Sabe aquele dia que você cometeu aquele pecado que te deixou pra baixo, com aquela sensação de que Deus nunca mais olharia pra você? Pois bem, eu e meus queridos amigos, e também debatedores natos, conversávamos a respeito de nossas limitações enquanto seres humanos, nossas falhas e dificuldades, quando percebemos o quanto Deus, através do Espírito Santo, estava nos usando, tanto através de palavras, quanto abrindo as nossas mentes para entender sobre coisas espirituais. Aí, sabe aquela sensação de que Deus nunca mais olharia pra gente? Pois é, desapareceu, e juntamente com ela a tristeza pelo pecado cometido. Nada mais belo do que contemplar o perdão de Deus, porém, o perdão é uma nova chance de se fazer certo, e não um novo motivo para pecar. Por diversas vezes somos usados por Deus, instantes após ter pecado, por pensamentos, palavras e até mesmo atos, só que isso não acontece porque estamos acima da lei e não precisamos de santificação como os demais, isso ocorre porque Deus é misericordioso e sempre quer nos ver reabilitados.
     O passo mais importante para todo cristão, é o passo depois da queda. Existem duas possibilidades, na primeira o Sujeito é mergulhado em um sentimento de culpa, e conseqüentemente faria tudo, ou quase tudo, para voltar lá atrás e mudar aquele feito; na segunda, o mesmo Sujeito, se arrepende e garante a si mesmo e a Deus que não tornará a fazer. É claro que o sentimento de culpa sempre precede o arrependimento, porém em alguns casos o sentimento de culpa é a estação final. Quando Deus nos conforta com seu perdão, não significa que Ele aprova nossas atitudes. O nosso passo depois da queda vai determinar nosso destino final. Não tenho nem a preocupação de citar os que nem sequer sentem a dor pelo seu pecado, porque estes ainda estão na fase de conhecer, realmente, o Jesus Cristo, falo para aqueles que, contristados, buscam a santificação.
     “Todo aquele que nele permanece não está no pecado. Todo aquele que está no pecado não o viu nem o conheceu.”  I Jo 3: 6.
     Este mesma carta de João, quando mal interpretada, tem servido para definir um conceito de certo ou errado: “Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas. Amados, se o nosso coração não nos condena, temos confiança para com Deus.” [4] E dizem os “estudiosos”: se a sua mente não considera aquilo pecado, maior é Deus. Diante disso lembro-me das palavras do Jesus, aos boquiabertos discípulos: “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.” [5] Agora, depois desta afirmação, o que os “estudiosos” dirão? Bem, eu não sei, mas busquemos então a vontade de Deus.
     A vontade de Deus é que não pequemos: “Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei.” [6] logo Deus quer que cumpramos a lei, não com o objetivo de nos salvar, mas como parte da santificação, alguns discípulos que pararam de estudar nas primeiras lições, acreditam que a fé é o único ingrediente necessário para ser salvo, e de fato é, porém este ingrediente é formado por uma série de componentes:

  1. Obras – Tg 2: 20 e 22; Mt 5: 16.
  2. Santificação – I Ts 4: 3 e 7; Hb 12: 14.
  3. Amor – I Jo 2: 10; I Jo 3: 15 e 23. E etc.

     Agora, aí vai a dica, não esqueça que o nosso comportamento vai influenciar, diretamente na nossa salvação, se você ainda se mantém na prática do pecado, abra os olhos, você pode até estar indo bem e acreditar que no final vai dar tudo certo, porém a Palavra de Deus é bem clara: “Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.” [7] A plantação é livre, mas a colheita é obrigatória[8] então muito cuidado com seu achismo e mais atenção no que a Palavra de Deus tem dito. O verdadeiro segredo para se obter sucesso no discernimento entre o certo e o errado é examinar as Escrituras - “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.” [9] Afinal é só dela que vem o poder para vencer o mal e a dúvida.

Que a Paz de Cristo esteja com Você.



[1] Termo para representar uma atitude mental que está em confronto com o que sabemos ser certo ou errado.
[2] Mesma coisa que morte Espiritual, mas prefiro este termo pois difere de qualquer concepção mística.
[3] Faculdade Teológica Adventista da Promessa (extensão Rio de Janeiro).
[4] I João 3: 20- 21 – Almeida Corrigida e Revisada Fiel.
[5] Mateus 7: 21 – Nova Versão Internacional.
[6] I João 3: 4 – Almeida Corrigida e Revisada Fiel.
[7] Gálatas 6: 7 – Nova Versão Internacional.
[8] Provérbio Chinês
[9] Mateus 22: 29 – Almeida Corrigida e Revisada Fiel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário